Notícias de saúde

Consumo moderado de café pode prolongar a vida

28 de novembro de 2022 (Bibliomed). Beber de duas a três xícaras de café por dia está associado a uma vida útil mais longa e menor risco de doença cardíaca em comparação com evitar a bebida, sugere um novo estudo australiano.

Os pesquisadores usaram dados de quase 450.000 adultos entre 40 e 69 anos no Biobank do Reino Unido. Todos estavam livres de arritmias ou outras doenças cardiovasculares no início do estudo. Os participantes preencheram um questionário sobre quantas xícaras de café bebiam por dia e se geralmente bebiam instantâneo, moído, como cappuccino ou filtrado ou descafeinado.

Os participantes então foram agrupados em seis categorias de ingestão diária, variando de nenhuma a mais de cinco xícaras de café por dia. Durante um período de acompanhamento que durou em média 12 anos e meio, os pesquisadores compararam bebedores de café com não bebedores. Eles usaram prontuários médicos e registros de óbitos para rastrear a incidência de arritmias, doenças cardiovasculares e óbitos, após ajuste para idade, sexo, etnia, obesidade, pressão alta, diabetes, apneia obstrutiva do sono, tabagismo e consumo de chá e álcool.

No geral, 27.809 participantes, ou 6,2%, morreram durante o acompanhamento. Todos os tipos de café foram associados a uma redução na mortalidade por qualquer causa. No entanto, a maior redução de risco ocorreu com a ingestão de duas a três xícaras de café por dia. Comparado a não beber café, foi associado a uma probabilidade 14%, 27% e 11% menor de morte para preparações descafeinadas, moídas e instantâneas, respectivamente.

A doença cardiovascular foi diagnosticada em 43.173, ou 9,6%, dos participantes durante o acompanhamento. Todos os tipos de café foram associados à redução de doenças cardíacas, mas, novamente, o menor risco foi observado em pessoas que bebiam de duas a três xícaras por dia. Isso, comparado a não beber café, foi associado a uma probabilidade reduzida de 6%, 20% e 9% de doença cardiovascular para descafeinado, moído e instantâneo, respectivamente. Café moído e instantâneo, mas não descafeinado, também foi associado à redução de arritmias, incluindo fibrilação atrial.

Fonte: European Journal of Preventive Cardiology. DOI: 10.1093/eurjpc/zwac189.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários