Notícias de saúde

Consumo frequente de café está associado a menor incidência de arritmias

28 de julho de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo revela que beber duas xícaras diárias de café não leva a um maior risco de arritmias, desmistificando um mito comum de que consumir cafeína no café e em outras bebidas poderia levar a taquicardias e aumentar o potencial de arritmia desencadeada nessa população de pacientes. Os pesquisadores analisaram vários tipos de arritmias para entender melhor o impacto da cafeína nessa condição cardíaca comum. Os resultados deste estudo observacional foram divulgados hoje como parte da Heart Rhythm Society 2020 Science.

Mais de 64% dos norte-americanos bebem uma xícara de café todos os dias. Pacientes com arritmias são frequentemente advertidos contra o consumo regular por seus médicos. Apesar dessa preocupação específica, a cafeína também oferece benefícios à saúde, incluindo antioxidantes, melhora do metabolismo, melhora do desempenho nos exercícios e maior atenção e concentração. Estudos também mostraram que o consumo regular de café também pode produzir resultados positivos para a saúde do coração, diminuindo o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Com evidências mostrando o impacto positivo da cafeína na saúde geral do coração, é necessário entender melhor a relação entre o consumo regular de café e as arritmias.

O estudo analisou informações sobre a ingestão de café e dados relevantes de 296.227 participantes no Biobank do Reino Unido. A idade média dos participantes foi de 56,69 ± 7,98 e 51,6% dos participantes eram do sexo feminino.

Os resultados demonstraram uma associação entre o consumo regular de café e um risco significativamente menor de arritmias. Durante 5,25 ± 21 anos, foram diagnosticadas 13.138 arritmias incidentes, incluindo 4.748 pacientes com fibrilação atrial ou flutter atrial, 798 taquicardias supraventriculares, 386 taquicardias ventriculares e 308 complexos ventriculares prematuros. Comparado com nenhum consumo, o consumo de café de 1-2, 3-4 ou 5 xícaras ou mais por dia foi associado a um risco significativamente menor de arritmia. Cada xícara de café diária adicional foi associada a uma incidência de arritmia três por cento menor.

Os resultados foram divulgados como parte do Congresso Heart Rhythm Society 2020 Science.

Fonte: Heart Rhythm Society 2020 Science.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários