Notícias de saúde

Gestantes que trabalham durante a noite podem ter parto prematuro

09 de agosto de 2021 (Bibliomed). Estudos anteriores sobre parto prematuro (PP) em relação a. mulheres que trabalhavam durante a noite foram inconclusivas e limitados por dados imprecisos sobre horários de trabalho. Um novo estudo investigou o risco PP em relação a dados obtidos de forma detalhada e baseados em registros de gestantes que trabalhavam na área de saúde, sobre os horários de trabalho. Foco especial foi dado especialmente a trabalho noturno frequente e consecutivo.

Os pesquisadores um estudo de coorte prospectivo baseado em registro identificando 4.970 nascimentos únicos com informações sobre PP do Registro Médico Sueco de Nascimento de funcionários de saúde de Estocolmo. A análise sugeriu um risco aumentado de PTB entre as mulheres grávidas em correlação com o trabalho noturno, especialmente trabalhando noites consecutivas frequentes e retornos rápidos dos turnos noturnos durante o primeiro trimestre.

Assim, trabalhar longas semanas (mais de 40 horas) durante o terceiro trimestre foi associado ao risco de parto prematuro. As mães cujo primeiro filho nasceu prematuro trabalharam menos noites durante as gestações posteriores do que outras mães.

Estes achados implicam que, se as gestantes devem trabalhar à noite, turnos noturnos em pequeno número e não sequenciais devem ser favorecidos, além de permitir um tempo adequado de recuperação após os turnos noturnos.

Fonte: International Journal of Epidemiology. DOI: 10.1093/ije/dyab135.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários