Notícias de saúde

Alimentos ultraprocessados podem causar doenças no intestino

16 de julho de 2021 (Bibliomed). O consumo de alimentos ultraprocessados pode aumentar o risco de doença inflamatória intestinal, mostra um novo estudo da McMaster University em Ontário, Canadá. Entre esses alimentos estão produtos industrializados, refrigerantes, cerais açucarados, refeições rontas para consumo com aditivos alimentares e itens de carne e peixe reconstituídos. Esses produtos costumam ter altos níveis de adição de açúcar, gordura e sal, mas são pobres em vitaminas e fibras.

Acredita-se que a dieta desempenhe um papel na doença inflamatória intestinal, mas há dados limitados sobre a ligação entre o consumo de alimentos ultraprocessados ??e a doença inflamatória intestinal, que inclui a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Para saber mais sobre essa associação, os pesquisadores analisaram dados de mais de 116.000 adultos, com idades entre 35 e 70 anos, que vivem em 21 países de baixa, média e alta renda. Todos participavam do estudo Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE) que examina as influências sociais sobre as doenças crônicas.

Os participantes foram inscritos entre 2003 e 2016 e avaliados pelo menos a cada três anos. Ao longo de um seguimento médio de 10 anos, 467 participantes foram diagnosticados com doença inflamatória intestinal: 90 com doença de Crohn e 377 com colite ulcerosa.

Após levar em conta outros fatores, os autores concluíram que o consumo de maiores quantidades de alimentos altamente processados ??estava associado a um maior risco de doença inflamatória intestinal.

Em comparação com pessoas que ingeriam menos de uma porção de alimentos ultraprocessados ??por dia, o risco de doença inflamatória intestinal foi 82% maior entre aqueles que consumiam cinco ou mais porções diárias e 67% maior entre aqueles que ingeriam de uma a quatro porções diárias.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.n1554.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários