Notícias de saúde

Alimentos ultraprocessados aumentam risco de câncer colorretal em homens

08 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Homens que comem muitos alimentos ultraprocessados enfrentam um risco 29% maior de desenvolver câncer colorretal do que homens que consomem quantidades muito menores, sugere estudo da Tufts University e da Harvard University, ambas nos Estados Unidos. A mesma associação não foi encontrada em mulheres.

A pesquisa envolveu mais de 200.000 participantes, incluindo cerca de 160.000 mulheres e 46.000 homens, em três grandes estudos avaliando a ingestão alimentar, e os acompanhou por mais de 25 anos. Durante esse período, os pesquisadores documentaram 1.294 casos de câncer colorretal entre homens e 1.922 casos entre mulheres.

Cada participante preencheu um questionário a cada quatro anos perguntando sobre a frequência de consumo de cerca de 130 alimentos. De acordo com a ingestão de alimentos ultraprocessados, eles foram classificados em grupos que variaram do menor ao maior consumo. E aqueles na categoria de maior consumo foram identificados como os de maior risco de desenvolver câncer colorretal.

Os pesquisadores encontraram diferenças no tipo de alimentos ultraprocessados consumidos por homens e mulheres e observaram que nem todos os alimentos ultraprocessados são igualmente prejudiciais. As mulheres, por exemplo, comem mais laticínios ultraprocessados, como iogurte, que podem neutralizar os efeitos nocivos de outros tipos de alimentos ultraprocessados.

E, embora os alimentos ultraprocessados sejam frequentemente associados à má qualidade da dieta, pode haver outros fatores que afetam o risco de câncer colorretal, como aditivos e contaminantes alimentares.

Fonte: British Medical Journal. DOI: 10.1136/bmj-2021-068921.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários