Notícias de saúde

Alimentos ultraprocessados aumentam risco de segundo ataque cardíaco

16 de dezembro de 2021 (Bibliomed). O estudo do Istituto Neurologico Mediterraneo Neuromed I.R.C.C.S., na Itália, descobriu que uma alta ingestão de alimentos ultraprocessados aumenta significativamente o risco de outro ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com histórico das doenças. Além disso, e é mais provável que o segundo episódio seja fatal.

Alimentos ultraprocessados são feitos em parte ou totalmente com substâncias não utilizadas rotineiramente na culinária - como proteínas hidrolisadas, maltodextrinas e gorduras hidrogenadas - e contêm aditivos como corantes, conservantes, antioxidantes, agentes antiaglomerantes, intensificadores de sabor e adoçantes.

Exemplos de alimentos ultraprocessados incluem bebidas açucaradas e carbonatadas, refeições pré-embaladas, pastas, biscoitos secos duros, cereais matinais, biscoitos e até iogurte de frutas. Esses alimentos ultraprocessados causam uma infinidade de doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e doenças renais.

O estudo acompanhou a saúde de mais de 1.100 italianos que já tinham doenças cardíacas e foram acompanhados por mais de 10 anos. Neste período, pessoas com maior consumo de alimentos ultraprocessados tiveram um risco dois terços maior de um segundo ataque cardíaco ou AVC fatal em comparação com participantes que comem esses alimentos com menos frequência. A probabilidade de morrer por qualquer causa foi 40% maior.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehab783.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários