Notícias de saúde

Vacinas de RNA mensageiro reduzem muito o risco de infecção assintomática por COVID-19

07 de maio de 2021 (Bibliomed). Várias vacinas estão agora clinicamente disponíveis sob autorização de uso de emergência e têm demonstrado eficácia contra COVID-19 sintomático. O impacto das vacinas na infecção assintomática por SARS-CoV-2 é amplamente desconhecido.

Nos Estados Unidos, as vacinas de RNA mensageiro Pfizer-BioNTech e Moderna para COVID-19 estão autorizadas para uso emergencial; no Brasil, a vacina Pfizer-BioNTech já foi liberada pela Anvisa para utilização, mas ainda não está sendo usada.

Com duas doses de uma vacina de RNA mensageiro COVID-19, as pessoas sem sintomas apresentaram um risco ajustado 80% menor de teste positivo para COVID-19 após a segunda dose. Essas são as conclusões de um estudo da Clínica Mayo com pacientes vacinados. Essas descobertas foram publicadas na revista Clinical Infectious Diseases.

Os autores dizem que essas descobertas ressaltam a eficácia das vacinas de RNA mensageiro para COVID-19 para limitar significativamente a disseminação de COVID-19 por pessoas sem sintomas, as quais podem disseminar a infecção para outras pessoas por não saber que são portadoras do vírus.

Os pesquisadores analisaram retrospectivamente uma coorte de 39.000 pacientes submetidos a testes de triagem molecular pré-procedimento para COVID-19. Mais de 48.000 testes de triagem foram realizados, incluindo 3.000 testes de triagem em pacientes que receberam pelo menos uma dose de uma vacina de RNA mensageiro COVID-19. Esses testes de triagem faziam parte dos exames de rotina do COVID-19 antes de tratamentos não relacionados à doença do coronavírus 19, como cirurgias e outros procedimentos. Os pacientes do grupo vacinado receberam pelo menos uma dose de uma vacina de RNA mensageiro COVID-19.

Descobriu-se que os pacientes sem sintomas que receberam pelo menos uma dose da primeira vacina de mRNA COVID-19 autorizada, Pfizer-BioNTech, 10 dias ou mais antes da triagem, tinham 72% menos probabilidade de teste positivo. Aqueles que receberam duas doses foram 73% menos prováveis, em comparação com o grupo não vacinado.

Depois de ajustar para uma série de fatores, os pesquisadores descobriram uma redução de 80% no risco de teste positivo para COVID-19 entre aqueles com duas doses de uma vacina de RNA mensageiro COVID-19.

Fonte: Clinical Infectious Diseases. DOI: 10.1093/cid/ciab229.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários