Notícias de saúde
21 de junho de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo realizado pela University of Calgary, no Canadá, mostrou que o uso constante de tabletes, smartphones e TVs está tornando o hábito de leitura menos comum entre crianças.
O estudo se baseou em pesquisas com mais de 2.400 mães que relataram o tempo de tela de seus filhos e hábitos de leitura com idades de 2, 3 e 5 anos. Em média, o estudo descobriu que crianças que passaram mais tempo na tela liam livros com menos frequência aos 3 anos. Essas crianças em idade pré-escolar, por sua vez, geralmente passavam mais tempo em dispositivos aos 5 anos. Para cada diminuição de 10 minutos na leitura diária aos 3 anos de idade, o tempo de tela aos 5 aumentava 25 minutos por semana.
Os pesquisadores explicam que a exposição precoce a dispositivos eletrônicos atrapalha o desenvolvimento do hábito de leitura, que é fundamental para as crianças, pois aumenta sua alfabetização e serve como uma forma de estabelecer um vínculo com os pais. Portanto, é importante saber se os dispositivos eletrônicos podem estar substituindo isso.
A American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda limites para o tempo de tela e o conteúdo de crianças pequenas: antes dos 18 meses, deve-se limitar a chats de vídeo com um adulto. Dos 18 meses aos 2 anos, diz a AAP, as crianças só devem assistir a conteúdos educativos, acompanhadas por um adulto. E entre as idades de 2 e 5 anos, qualquer tempo de tela não educacional deve ser limitado a uma hora por dia, ou nos fins de semana a três horas.
Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2020-011429.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também