Notícias de saúde

Uso precoce de telas diminui hábito de leitura em crianças

21 de junho de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo realizado pela University of Calgary, no Canadá, mostrou que o uso constante de tabletes, smartphones e TVs está tornando o hábito de leitura menos comum entre crianças.  

O estudo se baseou em pesquisas com mais de 2.400 mães que relataram o tempo de tela de seus filhos e hábitos de leitura com idades de 2, 3 e 5 anos. Em média, o estudo descobriu que crianças que passaram mais tempo na tela liam livros com menos frequência aos 3 anos. Essas crianças em idade pré-escolar, por sua vez, geralmente passavam mais tempo em dispositivos aos 5 anos. Para cada diminuição de 10 minutos na leitura diária aos 3 anos de idade, o tempo de tela aos 5 aumentava 25 minutos por semana.

Os pesquisadores explicam que a exposição precoce a dispositivos eletrônicos atrapalha o desenvolvimento do hábito de leitura, que é fundamental para as crianças, pois aumenta sua alfabetização e serve como uma forma de estabelecer um vínculo com os pais. Portanto, é importante saber se os dispositivos eletrônicos podem estar substituindo isso.

A American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda limites para o tempo de tela e o conteúdo de crianças pequenas: antes dos 18 meses, deve-se limitar a chats de vídeo com um adulto. Dos 18 meses aos 2 anos, diz a AAP, as crianças só devem assistir a conteúdos educativos, acompanhadas por um adulto. E entre as idades de 2 e 5 anos, qualquer tempo de tela não educacional deve ser limitado a uma hora por dia, ou nos fins de semana a três horas.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2020-011429.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários