Notícias de saúde

Diferenças genéticas podem explicar o maior risco de dor crônica em mulheres

21 de maio de 2021 (Bibliomed). As mulheres parecem ter maior risco de doenças crônicas, como fibromialgia e certos tipos de artrite, e isso pode ser devido a diferenças genéticas entre os sexos, descobriu um estudo realizado pela University of Glasgow, na Escócia.

Nas mulheres, 31 genes estão associados à dor crônica e todos, exceto um, estão ativos no gânglio da raiz dorsal, um agrupamento de nervos na medula espinhal que transmite sinais de dor do corpo para o cérebro. Nos homens, 37 genes estão associados à dor crônica, e todos eles são ativos no gânglio da raiz dorsal, disseram os pesquisadores.

No entanto, apenas um desses genes foi associado à dor crônica em ambos os sexos, e essas diferenças sutis "poderiam ser informativas para entender como a dor crônica se desenvolve e como tratá-la efetivamente", disseram os autores.

Cerca de 20,5% da população mundial sofre com dor crônica, e é estimado que mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo uma das causas mais comuns de incapacidade a longo prazo. Osteoartrite, artrite reumatóide, fibromialgia e neuralgia, ou dor nos nervos, estão entre as condições de dor crônica mais comuns em todo o mundo, de acordo com a American Chronic Pain Association.

Para este estudo, os pesquisadores procuraram variantes genéticas associadas à dor crônica em 209.093 mulheres e 178.556 homens e compararam os resultados.

O fato de os sexos terem, cada um, 30 ou mais genes diferentes na base da medula espinhal, envolvidos na dor crônica, corrobora o trabalho anterior dos pesquisadores, que mostrou que a dor crônica se origina em grande parte no cérebro e menos nos locais onde as pessoas podem estar sentindo dor.

Além disso, a pesquisa sobre a dor crônica pode se beneficiar de abordagens que levam o sexo em consideração, porque ele pode ser uma "variável biológica" no desenvolvimento da dor crônica, disseram Johnston e seus colegas.

Fonte: PLOS Genetics. DOI: 10.1371/journal.pgen.1009428.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários