Notícias de saúde
13 de março de 2025 (Bibliomed). Pessoas que passam muito tempo em frente a telas quando jovens podem ter problemas cardíacos quando mais velhos. É o que sugere um estudo realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores usaram dados do estudo Coronary Artery Risk and Development in Young Adults (CARDIA), que monitora o risco de doenças cardíacas de milhares de adultos há décadas. Eles descobriram que cada hora adicional gasta assistindo televisão quando os participantes tinham 23 anos de idade foi associada a uma probabilidade 26% maior de desenvolver doenças cardíacas ao longo do estudo. Também foi associada a uma probabilidade 16% maior de ataques cardíacos e/ou acidente vascular cerebral (AVC).
O tempo de tela não era perigoso apenas na juventude: cada hora adicional de tempo diário de TV durante a meia-idade também aumentava as chances de uma pessoa ter doença cardíaca coronária em 55%, derrame em 58% e doença cardíaca geral em 32%.
De acordo com os autores, esses resultados mostram que o tempo de tela na juventude pode definir o curso para hábitos futuros de tela durante o resto da vida adulta.
Fonte: Journal of General Internal Medicine. DOI: 10.1007/s11606-024-08951-z.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também