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Maior uso de telas por crianças pré-escolares está relacionado a maior desatenção

28 de maio de 2019 (Bibliomed). O aumento do “tempo de tela” (uso de dispositivos móveis, computadores e TV) na pré-escola está associado ao aumento da probabilidade de problemas externalizantes e problemas de desatenção clinicamente significativos, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Pesquisadores canadenses examinaram as correlações entre tempo de tela e comportamento pré-escolar usando dados do estudo Canadian Healthy Infant Longitudinal Development. O tempo total de tela das crianças foi informado, inclusive em jogos e dispositivos móveis, e foi categorizado de acordo com os limites recomendados de duas horas/dia por cinco anos ou uma hora/dia durante três anos. Dados de tempo de tela estavam disponíveis para 2.322 crianças.

O tempo médio de tela foi de 1,4 e 1,5 horas/dia em cinco e três anos, respectivamente. Os pesquisadores descobriram que as crianças que assistiram mais de duas horas/dia tiveram um aumento de 2,2 pontos na externalização do T-score em comparação com crianças com menos de 30 minutos/dia; eles também tinham cinco vezes mais chances de relatar problemas de externalização clinicamente significativos e tinham 5,9 vezes mais probabilidade de relatar problemas de desatenção clinicamente significativos. O risco de satisfazer os critérios para transtorno de déficit de atenção/hiperatividade estava aumentado 7,7 vezes para crianças com mais de duas horas de tempo de tela por dia. Nenhuma correlação significativa foi identificada entre o tempo de tela e os comportamentos agressivos.

Estas descobertas indicam que a pré-escola pode ser um período crítico para apoiar pais e famílias na orientação sobre limitar o tempo de tela e apoiar a atividade física.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0213995.

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