Notícias de saúde

Função cognitiva diminui mais rápido nas mulheres do que nos homens

03 de maio de 2021 (Bibliomed). As mulheres experimentam declínios mais acentuados na função cognitiva à medida que envelhecem em comparação com os homens, descobriu um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No entanto, as mulheres geralmente pontuam mais alto que os homens em várias medidas de cognição antes do início do declínio. As descobertas sugerem que as mulheres têm "maior reserva cognitiva" do que os homens, mas podem sofrer "declínio cognitivo mais rápido", e, portanto, podem ter maiores necessidades de recursos de apoio funcional e de cuidado, especialmente devido à expectativa de vida mais longa das mulheres em comparação com os homens.

Para este estudo, os pesquisadores usaram dados de vários estudos para rastrear o desempenho cognitivo de mais de 26.000 adultos nos Estados Unidos durante um período de oito anos. Os estudos incluídos na análise usaram avaliações múltiplas para a função cognitiva, e os participantes, que tinham idades entre 51 e 67 anos quando o estudo começou, foram avaliados quanto à cognição global, função executiva e memória.

A cognição global mede a compreensão, percepção e tomada de decisões da linguagem, entre outras tarefas, enquanto a função executiva inclui pensamento, memória de trabalho e autocontrole.

As mulheres tiveram um desempenho significativamente melhor do que os homens em vários testes de função cognitiva no início da análise, mas mostraram taxas mais altas de declínio anualmente durante o período do estudo.

De acordo com os pesquisadores, esse declínio mais rápido pode ter ocorrido por causa das diferenças nos hormônios sexuais, desenvolvimento estrutural do cérebro e genética. Eles explicam que as mulheres também parecem ter menor volume de massa cinzenta, então podem ser mais vulneráveis ??à perda acelerada de volume cinza que ocorre com o envelhecimento.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.0169.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários