Notícias de saúde

Alterações na glicose podem deixar o pensamento lento

15 de julho de 2024 (Bibliomed). Em pessoas com diabetes tipo 1, as flutuações nos níveis de açúcar no sangue podem afetar as habilidades de pensamento de várias maneiras, mostra uma pesquisa realizada na Washington State University., nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram especificamente o que é conhecido como velocidade de processamento cognitivo (a rapidez com que as pessoas processam as informações recebidas) e a atenção.

De acordo com os pesquisadores, há muito se sabe que grandes quedas ou picos nos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar o raciocínio em pessoas com diabetes tipo 1. Mas até que ponto isso acontece e difere entre as pessoas?

Para descobrir, os pesquisadores usaram sensores digitais de glicose vestíveis e testes cognitivos baseados em smartphones para coletar dados de 200 pessoas com diabetes tipo 1 durante o dia. Ao longo de 15 dias, os dados sobre os níveis de açúcar no sangue de cada pessoa foram coletados através dos sensores a cada cinco minutos. Os participantes completaram os testes cognitivos três vezes por dia.

Os resultados mostraram que as habilidades cognitivas diminuíram quando os níveis de açúcar no sangue estavam muito baixos ou muito altos. No entanto, os declínios só foram observados no que diz respeito à velocidade de processamento, e não à atenção.

Segundo os pesquisadores, as velocidades de processamento podem reagir a mudanças rápidas e momentâneas nos níveis de açúcar no sangue, enquanto a atenção só pode ser afetada por altos ou baixos de longo prazo.

A equipe também descobriu que certos tipos de pacientes com diabetes tipo 1 – adultos mais velhos ou pessoas com certos problemas de saúde, por exemplo – eram muito mais vulneráveis do que outros aos efeitos dos níveis de glicose na função cerebral.

Segundo os autores, que minimizar as flutuações da glicose na vida diária é importante para otimizar a velocidade de processamento, e isso é especialmente verdadeiro para pessoas mais velhas ou que têm outros problemas de saúde relacionados ao diabetes.

Fonte: npj Digital Medicine. DOI: 10.1038/s41746-024-01036-5.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários