Notícias de saúde

Profissionais de saúde correm mais risco de pegar COVID-19 fora do trabalho

14 de abril de 2021 (Bibliomed). Os profissionais de saúde podem estar em maior risco de obter COVID-19 quando não estão no trabalho do que pela exposição a pacientes infectados sob seus cuidados, descobriu um estudo da Emory University, nos Estados Unidos.

Os médicos que relataram ter contato com uma pessoa conhecida ou suspeita de ter COVID-19 na comunidade têm quase quatro vezes mais probabilidade de serem infectados em comparação com aqueles sem contato conhecido com pessoas infectadas fora do trabalho. Além disso, os profissionais de saúde que vivem em regiões com alta disseminação do vírus na comunidade têm 80% mais probabilidade de serem infectados do que aqueles que residem onde a disseminação não é tão alta. Por outro lado, nem trabalhar no pronto-socorro nem cuidar de pacientes com COVID-19 aumentaram as chances de infecção.

Os pesquisadores explicam que, no trabalho, o profissional pensa na prevenção de infecções o tempo todo, mas fora deste ambiente, pode ser o lugar mais provável para qualquer pessoa, incluindo profissionais de saúde, obter COVID-19.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 25.000 profissionais de saúde em quatro grandes sistemas de saúde em três estados que foram testados para anticorpos COVID-19. Entre os participantes do estudo, 4,4% testaram positivo para anticorpos, que são células produzidas pelo sistema imunológico para combater vírus e outros patógenos, o que significa que foram infectados recentemente.

Pouco mais de 50% dos participantes do estudo relataram contato direto com um paciente infectado no trabalho, e 81% indicaram que não tiveram contato com casos confirmados de COVID-19 fora do trabalho.

Ainda assim, os profissionais de saúde expostos a pessoas com o vírus na comunidade tinham 3,5 vezes mais probabilidade de ter anticorpos contra ele em comparação com aqueles que não eram. Aqueles que tiveram contato direto com pacientes infectados durante o trabalho não apresentaram risco aumentado.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.1283.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários