Notícias de saúde

Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças pós Covid-19 está relacionada a níveis aumentados de IgG

09 de abril de 2021 (Bibliomed). A pandemia de síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) continua a se espalhar, associada a uma alta frequência de insuficiência respiratória e mortalidade. As crianças apresentam doença amplamente assintomática, com raros relatos de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C).

Em um novo artigo publicado em Nature Medicine, pesquisadores começaram a atender crianças hospitalizadas com MIS-C, que geralmente começa três a seis semanas após o desenvolvimento do COVID-19. Buscou-se entender como um caso leve de COVID-19 poderia levar a MIS-C grave semanas após a recuperação.

A identificação de mecanismos imunológicos que resultam nesses fenótipos clínicos díspares em crianças poderia fornecer informações essenciais sobre a patogênese da doença coronavírus 2019 (COVID-19). Usando a sorologia de sistemas, neste estudo foram observadas 25 crianças com COVID-19 aguda leve e resposta IgG ativadora de complemento ao SARS-CoV-2, semelhante às respostas agudas geradas em adultos com doença leve. Semanas após a resolução da infecção por SARS-CoV-2, crianças que desenvolveram MIS-C mantiveram anticorpos IgG SARS-CoV-2 ativadores de células de defesa altamente inflamatórios, distinguíveis da doença aguda em crianças, mas com níveis de anticorpos semelhantes aos de adultos convalescentes.

Segundo os autores, no MIS-C, altos níveis de anticorpos IgG poderiam estar ativando macrófagos, que poderiam conduzir a inflamação em órgãos de todo o corpo.

Fonte: Nature Medicine (2021). DOI: 10.1038/s41591-021-01263-3.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários