Notícias de saúde
02 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, trouxe um dado alarmante: quase metade das pessoas com diabetes em todo o mundo desconhecem sua condição. Globalmente, estima-se que 44% das pessoas com 15 anos ou mais com diabetes não sabiam que tinham a doença potencialmente fatal.
De acordo com os autores, até 2050, espera-se que 1,3 bilhão de pessoas vivam com diabetes, e se quase metade delas não souber que tem uma condição de saúde grave e potencialmente fatal, isso poderá facilmente se tornar uma epidemia silenciosa. Pior ainda, menos da metade das pessoas que sabem que são diabéticas têm seus níveis de açúcar no sangue sob controle.
Cerca de 91% das pessoas diagnosticadas com diabetes fazem uso de algum tipo de medicamento, mas apenas 42% delas tinham o nível de açúcar no sangue controlado adequadamente. Em geral, isso significa que apenas 21% de todas as pessoas com diabetes têm o açúcar no sangue sob controle e estão minimizando possíveis problemas de saúde.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados do Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco de 2023, que estimou que 561 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com diabetes. Eles reuniram esses dados com outros estudos que avaliavam o tratamento do diabetes em todo o mundo, para chegar a estimativas de quão bem a doença está sendo detectada e tratada.
A equipe constatou diferenças substanciais no diagnóstico e tratamento entre as nações, com grandes disparidades em países de baixa e média renda, conforme demonstraram os resultados. As maiores taxas de diagnóstico foram registradas na América do Norte, onde cerca de 83% das pessoas com a doença foram identificadas corretamente. O sul da América Latina (80%) e a Europa Ocidental (78%) também apresentaram altas taxas de diagnóstico, segundo o estudo.
Em comparação, apenas 16% das pessoas com diabetes na África subsaariana central receberam o diagnóstico. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu a meta de que 80% de todas as pessoas com diabetes recebessem um diagnóstico clínico até 2030. Os resultados reforçam a necessidade urgente de investimento em programas de rastreio da diabetes, bem como no acesso a medicamentos para a diabetes e a monitores de glicemia.
Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology. DOI: 10.1016/S2213-8587(25)00217-7.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também