Notícias de saúde

Problemas cardíacos em crianças com COVID-19 se resolvem em poucos meses

04 de agosto de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, traz uma boa notícia: os problemas cardíacos em crianças hospitalizadas com COVID-19 geralmente se resolvem em poucos meses.

A maioria das 45 crianças incluídas no estudo não apresentava sintomas relacionados ao coração causados ??por uma complicação rara chamada síndrome inflamatória multissistêmica em quatro meses. Antes de sua recuperação, a maioria estava gravemente doente e necessitava de cuidados intensivos. Quase 80% tinham algum tipo de disfunção cardíaca.

Além disso, quase metade das crianças apresentava anomalias cardíacas moderadas a graves, incluindo diminuição da capacidade do coração de bombear adequadamente, dilatação da artéria coronária e vazamento nas válvulas cardíacas. Dois terços das crianças também experimentaram uma diminuição temporária dos níveis de glóbulos brancos durante a internação.

Embora as crianças tenham sido consideradas com menor risco de infecção e doenças graves devido ao COVID-19, isso pode estar mudando porque um grande número permanece não vacinado à medida que surgem novas variantes do vírus.

A síndrome inflamatória multissistêmica, que foi comparado com outro distúrbio raro, a doença de Kawasaki, foi relatado em uma pequena minoria de crianças infectadas, mas causa inflamação grave do coração. Essa inflamação, por sua vez, afeta o funcionamento do músculo cardíaco, disseram os pesquisadores.

Nem todas as crianças que desenvolvem síndrome inflamatória multissistêmica têm COVID-19 grave. Muitas das crianças neste estudo eram assintomáticas ou apresentavam sintomas leves de COVID-19, pelo menos no início.

No entanto, à medida que a doença progredia, eles desenvolveram uma variedade de sintomas não respiratórios, incluindo dor abdominal, erupções cutâneas, anormalidades cardíacas e, em alguns casos, pressão arterial extremamente baixa.

Para aliviar a resposta inflamatória, os médicos trataram as crianças com esteroides, e a maioria recebeu drogas intravenosas para regular o sistema imunológico. Um terço recebeu suporte respiratório, embora nenhum exigisse o uso de uma máquina de suporte de vida externa, e mais da metade recebeu terapias para aumentar e manter a pressão arterial.

Anormalidades relacionadas ao coração voltaram ao normal algumas semanas depois que as crianças deixaram o hospital e quase todas as anormalidades desapareceram em quatro meses.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-051155.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários