Notícias de saúde

Pesquisadores descobrem dois novos genes associados à doença de Alzheimer

26 de março de 2021 (Bibliomed). Pesquisadores da Tianjin Medical University, na China, identificaram dois genes potencialmente envolvidos no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Os genes, que foram encontrados no cérebro de pessoas com a doença, estão entre cerca de duas dúzias que podem contribuir para o declínio cognitivo associado ao tipo comum de demência.

Não está claro que papel os dois genes recém-identificados, PTPN9 e PCDHA4, desempenham na doença, mas a descoberta pode ajudar a informar os esforços para desenvolver medicamentos para prevenir e tratar a doença.

Os pesquisadores explicam que este estudo identifica genes cuja expressão no tecido hipocampal está associada à doença de Alzheimer e estabelece os caminhos da expressão gênica do hipocampo ao volume do hipocampo e ao Alzheimer.  Nesta doença, danos e perda de neurônios fazem com que o hipocampo encolha, o que pode ser medido por imagens médicas, de acordo com os pesquisadores.

A atividade dos genes no hipocampo, a área do cérebro que se acredita governar a emoção e a memória, também pode ser usada para diagnosticar a doença de Alzheimer com métodos de imagem como ressonância magnética.

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa o agravamento da demência e a formação de placas de proteínas e emaranhados no cérebro - e o hipocampo é uma das primeiras regiões a sofrer danos.

Neste estudo, os pesquisadores identificaram genes expressos em níveis superiores ou inferiores no hipocampo de 111 pessoas com doença de Alzheimer em comparação com aqueles com cérebros saudáveis. Eles se concentraram em genes que são ativados e desativados na região do cérebro de pessoas que têm a doença, encontrando 24 genes relacionados ao Alzheimer que parecem ter um efeito através do hipocampo.

Muitos dos genes já eram conhecidos por contribuir para a doença, mas dois eram desconhecidos - PTPN9 e PCDHA4. A presença dos dois genes está relacionada ao tamanho do hipocampo e ao diagnóstico de doença de Alzheimer.

Fonte: PLOS Genetics. DOI: 10.1371/journal.pgen.1009363.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários