Notícias de saúde
17 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Pré-adolescentes e adolescentes que usam cigarros eletrônicos estão se tornando irremediavelmente viciados em nicotina, alerta estudo realizado no Children's Hospital Los Angeles, nos Estados Unidos.
O uso diário de cigarros eletrônicos com nicotina quase dobrou entre 2020 e 2024 entre estudantes do ensino fundamental e médio dos EUA que usam cigarros eletrônicos.
Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados dos últimos cinco anos do Monitoring the Future, uma pesquisa anual realizada em escolas com alunos do 8º, 10º e 12º ano que questiona sobre o uso de substâncias. No geral, os dados utilizados no estudo refletiram as respostas de mais de 115.000 adolescentes.
A porcentagem de adolescentes que usam cigarros eletrônicos diariamente subiu de 15% para quase 29%, e esses acharam mais difícil abandonar o hábito. Os resultados também refletiram mudanças no perfil médio dos adolescentes que usam cigarros eletrônicos regularmente. Em 2024, a maioria dos usuários de cigarros eletrônicos era do sexo feminino, negra e residente em áreas rurais.
Os pesquisadores destacam que as novas gerações de dispositivos de vaporização podem fornecer concentrações e volumes maiores de nicotina, aumentando as chances de dependência.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.41061.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias