Notícias de saúde

21 genes podem ligar o risco de Alzheimer à obesidade na meia-idade

17 de agosto de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo relaciona a obesidade com 21 genes relacionados à doença de Alzheimer. Isso pode ajudar a explicar por que a doença de Alzheimer costuma ser mais frequente entre adultos que sofreram obesidade na meia-idade.

Para estudar isso, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, usaram dados de mais de 5.600 participantes do Framingham Heart Study, de longa duração, para analisar 74 genes relacionados ao Alzheimer. Desses genes, 21 foram subexpressos ou superexpressos na obesidade. Expressão gênica refere-se ao processo pelo qual a informação codificada em um gene é transformada em uma função corporal.

Os pesquisadores descobriram que 13 genes relacionados ao Alzheimer estavam associados ao índice de massa corporal, uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso. Oito genes foram associados à relação cintura-quadril. Os 21 genes que foram associados à obesidade neste estudo foram implicados na neuro-inflamação, morte celular programada e depósito de proteína beta-amiloide nos neurônios.

Os autores explicam que as pessoas que desenvolvem demência tendem a perder peso cerca de cinco a 10 anos antes do início da doença. É possível que seja uma perda de peso insalubre causada pela doença. Embora o IMC seja o marcador clássico de obesidade, alguns estudos sugerem que a relação cintura-quadril ou gordura abdominal é um marcador mais sensível de anormalidades bioquímicas. A obesidade está entre os principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrames.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.12954.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários