Risco genético para Alzheimer pode aumentar o risco de epilepsia

11 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Pessoas com predisposição genética para a doença de Alzheimer podem ter um risco aumentado de epilepsia, diz um novo estudo da Universidade de Zhejiang, na China. Além disso, pessoas com um certo tipo de epilepsia podem ter maiores chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

Os pesquisadores observaram a variação genética ao longo dos genomas humanos de mais de 111.300 pessoas com doença de Alzheimer e mais de 677.600 pessoas sem a doença. O estudo envolveu a observação de longos trechos de DNA para identificar pequenas diferenças nas sequências genéticas e a equipe trabalhou para determinar se havia uma associação entre as variações genéticas e o risco de epilepsia.

Ao estudar os genes de mais de 15.000 pessoas com epilepsia combinados com os genes de mais de 29.000 pessoas sem epilepsia, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham epilepsia focal com esclerose hipocampal tinham quase quatro vezes o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em comparação com pessoas sem epilepsia.

Eles também analisaram os genes de mais de 13.000 pessoas que tinham dados sobre os níveis de um biomarcador para a doença de Alzheimer chamado amiloide em seu líquido cefalorraquidiano. Encontrar quantidades menores do biomarcador sugere depósitos aumentados de placas amiloides no cérebro, consideradas uma marca registrada da doença de Alzheimer.

Os genes que previam uma quantidade menor do biomarcador foram associados a um risco aumentado de epilepsia generalizada. Ter Alzheimer foi associado a um aumento de 5,3% no risco de epilepsia generalizada, na qual as convulsões ocorrem em todo o cérebro, e, em especial, um risco aumentado de 1,3% de uma condição conhecida como epilepsia focal com esclerose hipocampal, na qual as convulsões afetam uma metade do cérebro.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207423.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.