Notícias de saúde

COVID-19 ataca várias partes do pulmão

24 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, mostrou que, ao contrário da pneumonia normal, aquela causada pelo COVID-19 se espalha pelo pulmão em vários focos, o que pode explicar porque ela dura mais e causa mais danos do que a pneumonia típica.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram células imunológicas dos pulmões de pacientes com pneumonia por COVID-19 e comparou-as com células de pacientes com pneumonia causada por outros vírus ou bactérias.

Enquanto outros tipos de pneumonia infectam rapidamente grandes regiões dos pulmões, o COVID-19 começa em numerosas pequenas áreas dos pulmões. Em seguida, ele usa as próprias células imunológicas dos pulmões para se espalhar pelos pulmões durante muitos dias ou até semanas.

Os pesquisadores comparam esse processo a vários incêndios florestais que se espalham pela mata. Segundo eles, como a pneumonia COVID-19 se move lentamente através dos pulmões, ela deixa o tecido pulmonar danificado em seu caminho e contribui para a febre, pressão arterial baixa e danos aos órgãos comuns em pacientes com COVID-19.

De acordo com os autores, a longa duração da pneumonia COVID-19, ao invés da maior gravidade, pode ser a razão pela qual causa complicações mais sérias do que outros tipos de pneumonia.

A equipe de pesquisa também identificou células imunes - macrófagos e células T - que podem ser alvos importantes no tratamento de pneumonia COVID-19 grave. Os macrófagos normalmente protegem os pulmões, mas podem ser infectados pelo novo coronavírus e ajudar a espalhar a infecção pelos pulmões.

Agora, os pesquisadores planejam iniciar um ensaio clínico para testar uma droga experimental que tem como alvo essas células imunológicas em pacientes com pneumonia causada por COVID-19 e tem como objetivo reduzir a resposta inflamatória dessas células imunológicas. Com isso, esses planejam tornar a COVID-19 menos grave.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-020-03148-w.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários