Notícias de saúde

Fator de coagulação sanguínea elevado está associado a piores resultados de COVID-19

06 de outubro de 2020 (Bibliomed). Sabe-se agora que COVID-19 pode causar coágulos sanguíneos, podendo levar à paralisia, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte. Embora não esteja claro como o novo coronavírus causa os coágulos, um novo estudo sugere que a quantidade de uma proteína específica - chamada fator V - no sangue de um paciente pode ter algo a ver com isso.

Em março, pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, obtiveram uma amostra de sangue de um paciente com COVID-19 grave e notaram algo incomum. O sangue do paciente tinha níveis significativamente acima do normal de fator V. Eles então estudaram mais de 100 pacientes tratados na unidade de terapia intensiva para COVID-19.

Altos níveis de fator V foram encontrados em todo o grupo, e quase metade dos pacientes apresentava níveis acima do normal. Quando os pesquisadores compararam as amostras com os registros históricos, mais de um em cada dez pacientes tinha níveis de fator V mais altos do que os vistos antes no hospital.

O estudo descobriu que os pacientes com fator V elevado eram mais propensos a ter coágulos sanguíneos nos pulmões, chamados de embolia pulmonar e trombose venosa profunda (TVP) ou coágulos nas veias.

Dos pacientes com níveis elevados de fator V, um terço teve TVP ou embolia pulmonar, em comparação com 13% dos pacientes com níveis mais baixos. Enquanto os pacientes com altos níveis de fator V estavam em maior risco de problemas de coagulação, pacientes com níveis mais baixos de fator V tinham um risco maior de morte, descobriram os pesquisadores.

Uma diminuição nos níveis de fator V pode indicar que os pacientes estão progredindo para uma condição séria e muitas vezes fatal em que os processos de coagulação se tornam hiperativos.

Para os pesquisadores, essas descobertas podem ajudar a identificar quais pacientes com COVID-19 têm maior risco de coágulos sanguíneos e morte.

Fonte: American Journal of Hematology. DOI: 10.1002/ajh.25979.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários