Notícias de saúde

Consumo de álcool na vida adulta e uma maior longevidade

27 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Permanece controverso se o consumo leve a moderado de álcool está relacionado à redução da mortalidade. Existem poucos estudos disponíveis sobre o álcool e o alcance da longevidade.

Em um novo estudo, pesquisadores se concentraram na ligação das características do consumo de álcool com a probabilidade de atingir os 90 anos de idade, utilizando dados do Estudo de Coorte da Holanda. Os indivíduos que participaram do estudo nasceram em 1916–1917 e foram solicitados a preencher um questionário em 1986 (idade 68–70 anos).

Essas pessoas foram observadas quanto ao seu estado vital até a idade de 90 anos (2006–07). Os resultados revelaram que tanto homens quanto mulheres demonstraram ligações positivas estatisticamente significativas entre o consumo inicial de álcool e a possibilidade de chegar aos 90 anos. Foi observada uma ligação positiva do consumo de vinho com a longevidade (notadamente nas mulheres), enquanto o licor foi positivamente relacionado com a longevidade nos homens e inversamente nas mulheres. Aqueles sem e com histórico de doenças selecionadas mostraram uma ligação entre o consumo de álcool e a longevidade.

No geral, os participantes que beberam 5–<15 g de álcool/dia apresentaram a maior probabilidade de atingir a idade de 90 anos. Embora não seja significativo, as estimativas de risco também sugerem evitar o consumo excessivo de álcool.

Fonte: Age and Ageing. DOI: 10.1093/ageing/afaa003.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários