Notícias de saúde

Sociedade Brasileira de Pneumologia diz que não existe “tratamento precoce” da Covid-19 com eficácia e segurança comprovadas

18 de janeiro de 2021 (Bibliomed). No último domingo (17/01), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) se posicionou em comunicado oficial acerca da situação catastrófica existente em Manaus e sobre o chamado “tratamento preventivo e precoce” da Covid-19.

Nesta nota, a SBPT reuniu as evidências científicas que demonstram que, até o momento, não há tratamento farmacológico precoce da COVID-19 com eficácia e segurança comprovadas. Além disso, a SBPT ressalta a necessidade urgente de vacinação no Brasil e reforço das medidas preventivas.

Segundo a Sociedade, “o colapso anunciado ocorreu de forma trágica em Manaus. Ter de escolher a quem atender na vigência de um último recurso disponível foi um fantasma que sempre nos assombrou durante a pandemia. Nem no pior dos cenários imaginávamos que pacientes internados morreriam em cadeia por falta de oxigênio”.

E continua: “... apesar de tantos alertas, assistimos, novamente, a` disseminação de recomendações sem evidências científicas, sobretudo sobre o tratamento precoce e preventivo da COVID-19. Desta forma, a SBPT vem por meio desta ressaltar as recomendações baseadas em evidências científicas disponíveis até a presente data, sobre o uso dos seguintes fármacos na prevenção ou tratamento precoce da COVID-19”.

No comunicado, a SBPT pontua de forma precisa, baseado em evidencias científicas (sendo todas as referencia bibliográficas citadas no corpo do texto, que “ate´ o presente momento não existe tratamento farmacológico precoce da COVID-19 com eficácia e segurança comprovadas”.

O texto completo e todas as referências do comunicado podem ser encontradas no AQUI.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Comunicado em 17 de janeiro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários