Notícias de saúde

Associação Médica Brasileira pede aos brasileiros que se vacinem contra COVID-19

13 de janeiro de 2021 (Bibliomed). A Associação Médica Brasileira (AMB) publicou hoje (13/01) uma nota oficial sobre a vacinação contra COVID-19 no país. Na nota, a ABM, junto com outras entidades médicas, aponta a expectativa de parecer responsável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quando da avaliação dos resultados das pesquisas referentes à eficácia e à segurança das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac contra o SARS-CoV-2, atendendo a solicitações de uso emergencial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantã, respectivamente.

Além disso, a AMB ressalta a urgência do início da vacinação no Brasil, que já registra mais de 200.000 mortes, sendo o segundo país com o maior número de mortes por COVID-19 no mundo.

De acordo com o documento, "uma vez autorizadas ou aprovadas pela ANVISA, as vacinas poderão e têm de ser oferecidas aos brasileiros COM SEGURANÇA e EFICÁCIA". A ABM destaca que os gestores públicos nos três níveis (federal, estadual e municipal) atuem de forma organizada, integrada e rápida na aquisição, disponibilização, armazenamento e aplicação das vacinas.

Na nota, a associação faz um apelo à população brasileira para que se vacinem e se conscientizem quanto a fakenews, negacionismo e desinformação, pedindo que as pessoas não repassem vídeos e mensagens que desinformam sobre a real eficácia e segurança das vacinas. A ABM pede, também, que junto à vacinação, a população mantenha as medidas de higiene, distanciamento social e uso de máscara.

Assinam a nota junto com a Associação Medica Brasileira e suas afiliadas, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, a Sociedade Brasileira de Infectologia, e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Fonte: Associação Medica Brasileira. 13 de janeiro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários