Notícias de saúde

Imunidade contra COVID-19 pode durar pelo menos seis meses após a recuperação

21 de dezembro de 2020 (Bibliomed). A imunidade ao novo coronavírus pode durar seis meses ou mais depois que as pessoas se recuperam da infecção, sugere um novo estudo da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 149 pacientes com COVID-19 no início da pandemia e analisaram as células imunológicas que produzem anticorpos que bloqueiam o coronavírus de entrar nas células.

Um mês após a infecção, todos os pacientes apresentavam anticorpos contra o coronavírus. Seis meses após a infecção, esses anticorpos eram mais potentes e melhores no combate às versões mutantes do vírus.

A pesquisa, que ainda é considerada preliminar, sugere que o sistema imunológico de pessoas que foram previamente infectadas pode estar pronto para combater o vírus se forem expostas novamente. Segundo os pesquisadores, embora os níveis de anticorpos sejam geralmente baixos, sua presença em tantos pacientes recuperados é um sinal positivo para o desenvolvimento da vacina. Ademais, os anticorpos também podem fornecer um modelo para o desenvolvimento de drogas para prevenir ou tratar COVID-19.

Os autores classificaram as descobertas como “uma notícia realmente boa”, uma vez que é muito pouco provável que as pessoas infectadas fiquem doentes novamente por pelo menos seis meses. Além disso, o estudo fornece informações importantes sobre a durabilidade das respostas imunológicas das pessoas.

Fonte: bioRxiv.org. DOI: 10.1101/2020.11.15.383323.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários