Notícias de saúde

Anticorpos COVID-19 duram até 9 meses após a infecção

13 de agosto de 2021 (Bibliomed). Pessoas infectadas com COVID-19 continuam a produzir anticorpos contra o vírus por até nove meses, independentemente de terem ou não sintomas, descobriu um estudo MRC Center for Global Infectious Disease Analysis do Imperial College London, na Inglaterra.

Quase 99% dos residentes de Vo, na Itália, que registrou um alto volume de casos nos estágios iniciais da pandemia, que foram infectados em fevereiro ou março do ano passado ainda tinham anticorpos contra o vírus em novembro.

Os níveis de anticorpos, que são células produzidas pelo sistema imunológico para combater os vírus, diminuíram ao longo dos nove meses inteiros, mas não variaram entre as pessoas que tinham sintomas de COVID-19 e aquelas que não tinham sintomas.

De acordo com os pesquisadores, os dados não mostraram evidências de que os níveis de anticorpos entre infecções sintomáticas e assintomáticas diferem significativamente. Eles explicam que isso sugere que a força da resposta imune não depende dos sintomas e da gravidade da infecção.

Os resultados são baseados em amostras de sangue coletadas de 85% dos cerca de 3.000 residentes de Vo. Todas as pessoas incluídas no estudo foram testadas para anticorpos contra o vírus em fevereiro e março de 2020, quando a Itália foi um dos epicentros da pandemia, e novamente em maio e novembro do ano passado.

Os resultados dos testes de maio indicaram que cerca de 4% da população havia sido exposta ao vírus, embora muitos deles fossem assintomáticos e, portanto, desconheciam os dados. Os níveis de anticorpos foram monitorados usando três ensaios, que são testes que detectam diferentes tipos de anticorpos que respondem a diferentes partes do vírus.

Embora os tipos de anticorpos tenham mostrado algum declínio entre maio e novembro, a taxa de cárie foi diferente dependendo do ensaio usado. Além disso, em alguns participantes do estudo, os níveis de anticorpos aumentaram com o tempo, sugerindo reinfecções potenciais com o vírus, proporcionando um reforço ao sistema imunológico.

Por quanto tempo a infecção anterior protege as pessoas do COVID-19 tem sido um ponto de debate na comunidade científica, mas a maioria dos estudos sugere que a imunidade baseada em vírus dura pelo menos três meses. Por outro lado, a imunidade oferecida por vacinas pode durar anos, indicam pesquisas.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-021-24622-7.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários