Notícias de saúde

Diabetes e pressão alta aumentam as chances de COVID-19 prejudicar o cérebro

02 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Pacientes COVID-19 com hipertensão ou diabetes podem ter maior probabilidade de desenvolver complicações neurológicas críticas, incluindo sangramento no cérebro e derrame, de acordo com um estudo em andamento realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estudaram pacientes com COVID-19 que fizeram uma tomografia computadorizada de cabeça ou ressonância magnética em seu sistema de saúde entre janeiro e abril de 2020. Ao todo, 81 dos 1.357 pacientes com COVID-19 fizeram uma tomografia cerebral, geralmente porque tinham alterações mentais problemas de estado ou fala e visão.

Dos 81 pacientes, 18 (mais de 20%) tinham problemas cerebrais críticos ou de emergência, revelaram os exames. Pelo menos metade tinha histórico de hipertensão ou diabetes tipo 2. Três dos pacientes morreram no hospital. Dois terços dos pacientes com resultados críticos eram negros.

Segundo os pesquisadores, manifestações neurológicas são mais frequentes em pacientes com COVID-19 que tenham comorbidades como hipertensão e diabetes tipo 2. Por isso, eles sugerem que, quando diagnosticadas com COVID-19, indivíduos dessas populações sejam monitorados.

Fonte: Radiological Society of North America Annual Meeting. November 29 - December 5, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários