Notícias de saúde

Síndrome metabólica aumenta o risco de COVID-19 grave

07 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A obesidade, diabetes e hipertensão são comorbidades comuns em pacientes com COVID-19 grave, mas pouco se sabe sobre o risco de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) ou morte em pacientes com COVID-19 e síndrome metabólica.

Estudo publicado no JAMA Network Open buscou determinar se a síndrome metabólica está associada a um risco aumentado de SDRA e morte por COVID-19.

Neste estudo de coorte incluindo 46.441 pacientes hospitalizados por COVID-19, a síndrome metabólica foi associada a um aumento significativo nas chances de SDRA e morte. Com cada critério de síndrome metabólica adicionado de 1 a 4 critérios, o risco de SDRA aumentou significativamente de forma aditiva.

Esses achados sugerem que a síndrome metabólica e suas comorbidades associadas foram fatores de risco críticos associados à SDRA relacionada a COVID-19 e morte.

A síndrome metabólica foi significativamente mais comum entre pacientes em hospitais dos EUA (18,8%) do que em outros países (8%), levando os pesquisadores a sugerir que uma das razões pelas quais os Estados Unidos lideram o mundo em mortes por COVID-19 podem ser suas altas taxas de síndrome metabólica, obesidade e diabetes.

Fonte: JAMA Netw Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.40568.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários