Notícias de saúde

Ter Covid-19 ou não se vacinar contra o vírus aumenta o risco de diabetes

09 de agosto de 2023 (Bibliomed). As pessoas infectadas durante a onda Ômicron enfrentam um risco elevado de diabetes, de acordo com um novo estudo do Cedars-Sinai Medical Center Los Angeles, que indica que os pacientes enfrentam um risco maior de diabetes nos 90 dias após a infecção.

A correlação entre o vírus e o diabetes já foi observada anteriormente por médicos, mas vários fatores precisam ser considerados para estabelecer evidências mais fortes de uma ligação direta, explicam os autores. O estudo estabelece que as pessoas não vacinadas que foram infectadas foram diagnosticadas com diabetes aproximadamente três vezes mais do que as pessoas não vacinadas que não foram infectadas.

Os dados também mostraram que os indivíduos vacinados não apresentaram aumentos estatisticamente significativos nos diagnósticos de diabetes após uma infecção por Covid-19.

Os pesquisadores disseram estar cientes de que a interrupção dos serviços médicos durante o auge do Covid-19 poderia levar a um aumento de diagnósticos quando os pacientes pudessem retornar aos médicos e hospitais com mais facilidade. Eles compararam diagnósticos de outras condições que provavelmente seriam afetadas pelo gargalo para ajustar seus números relacionados ao Covid-19 e ao diabetes.

Os dados ajustados indicam que os riscos de pressão alta e colesterol alto não se desviaram significativamente, mas que os casos de diabetes aumentaram 58% quando os hospitais voltaram a funcionar normalmente.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.55965.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários