Notícias de saúde

Sem-teto têm 3 vezes mais chances de morrer após ataque cardíaco

26 de outubro de 2020 (Bibliomed). Pessoas sem-teto têm três vezes mais probabilidade de morrer após um ataque cardíaco do que outros pacientes, descobriu um novo estudo da Universidade de Toronto, no Canadá.

Os pesquisadores compararam mais de 2.800 pacientes com ataque cardíaco internados em um hospital de Toronto entre 2008 e 2017. Destes, 75 eram desabrigados. Entre os pacientes sem-teto, 19% morreram no hospital, em comparação com 6% dos outros. Pacientes sem-teto eram mais jovens do que outros e mais propensos a serem homens.

Entre os pacientes sem-teto, 84% fumavam em comparação com metade dos pacientes que não eram sem-teto. Taxas de hipertensão, colesterol alto e diabetes foram semelhantes entre os grupos.

Pacientes sem-teto também eram mais propensos a sofrer de problemas mentais, ao abuso de álcool e drogas, a sofrer parada cardíaca e a sofrer uma complicação séria de ataque cardíaco, chamada choque cardiogênico, que ocorre quando o coração não consegue fornecer sangue e oxigênio suficientes para o cérebro e outros órgãos vitais.

Ambos os grupos receberam medicamentos, testes e stents, mas a taxa de implante de stent foi menor nos sem-teto.

Embora ambos os grupos de pacientes tenham recebido tratamento oportuno, os pesquisadores suspeitam que os pacientes sem-teto podem demorar mais para iniciar a terapia, o que pode justificar os piores resultados.

Fonte: Fonte: 2020 Canadian Cardiovascular Congress. October 21-24, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários