Notícias de saúde

Consumo de proteínas vegetais pode proteger o coração

25 de março de 2020 (Bibliomed). Aumentar a ingestão de proteína de fontes vegetais ou laticínios e reduzir o consumo de carne vermelha pode ajudar as pessoas a viverem mais. É o que mostram dois estudos preliminares apresentados no Epidemiology and Prevention | Lifestyle and Cardiometabolic Health (EPI|LIFESTYLE 2020) Scientific Sessions, que ocorreu de 03 a 06 de março de 2020, em Phoenix, Estados Unidos.

O primeiro estudo incluiu mais de 37.000 norte-americanos, com idade média de 50 anos, cujos dados alimentares foram derivados de oito ciclos da National Health and Nutrition Examination Survey, de 1999 a 2014, e a causa da morte foi identificada através do National Death Index. Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram mais proteínas vegetais tiveram 27% menos chances de morrer por qualquer causa e 29% menos chances de morrer de doença cardíaca coronária em comparação com pessoas que ingeriram menor quantidade de proteína vegetal.

Mantendo o número de calorias ingeridas consistente, os pesquisadores foram capazes de estimar a quantidade de proteína vegetal em comparação com as proteínas animais ingeridas no estudo e compará-la com o risco de morte. Eles descobriram que a substituição de 5% das calorias diárias da proteína animal total pelo número equivalente de calorias da proteína vegetal foi associada a uma redução de quase 50% no risco de morte por qualquer causa, incluindo doença cardíaca coronária; e substituição de 2% das calorias diárias da proteína processada da carne por um número equivalente de calorias da proteína vegetal foi associado a um risco 32% menor de morte.

Os pesquisadores ressaltam que não basta apenas evitar a carne vermelha, mas atentar para o que vai ser ingerido no lugar dela. As proteínas vegetais saudáveis, como nozes, legumes e grãos integrais, contêm mais do que apenas proteínas, elas incluem outros nutrientes benéficos, como gorduras saudáveis, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos (compostos derivados de plantas), que têm sido associados a um menor risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O segundo estudo, Harvard’s Health Professionals Follow-up Study, envolveu 43.259 participantes com seguimento de até 26 anos, iniciando em 1986. Todos são do sexo masculino e responderam a um questionário sobre sua dieta a cada quatro anos até 2010. Os resultados mostraram que substituir uma porção por dia de carne vermelha in natura ou processada por alimentos como nozes, legumes, grãos integrais ou laticínios, foi associado a um risco até 47% menor de doença cardíaca coronariana nos homens.

Além disso, a substituição de uma porção diária de qualquer tipo de carne vermelha por uma quantidade equivalente de nozes, sem aumentar o número de calorias que uma pessoa ingeriu, estava associada a um risco 17% menor de morrer de um ataque cardíaco. Já se a porção de carne vermelha for substituída por uma de grãos integrais, o risco de morte por ataque cardíaco é 48% menor.

A American Heart Association recomenda padrões alimentares que enfatizam frutas, vegetais, grãos integrais, laticínios com pouca gordura, aves, peixes e nozes, e limita a carne vermelha processada e bebidas açucaradas.

Fonte: Epidemiology and Prevention | Lifestyle and Cardiometabolic Health (EPI|LIFESTYLE 2020) Scientific Sessions. 03 a 06 de março de 2020. Phoenix, Estados Unidos.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários