Notícias de saúde

Crises de gota podem preceder ataque cardíaco e AVC

06 de abril de 2022 (Bibliomed). O risco de ataques cardíacos e derrames aumenta temporariamente nos quatro meses após um surto de gota, sugere um estudo realizado no Nottingham University Hospitals NHS Trust, no Reino Unido.

A gota é uma forma comum e dolorosa de artrite inflamatória que geralmente afeta as articulações. A gota ocorre quando o excesso de ácido úrico deixa a corrente sanguínea, forma cristais de urato em forma de agulha e se instala em outras partes do corpo, principalmente nas articulações, causando inflamação grave. A genética provavelmente é a causa, e o consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e álcool que se decompõem em ácido úrico, pode causar um surto.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de 62.574 pacientes com gota tratados no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Destes, 10.475 sofreram ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral após o diagnóstico de gota, enquanto outros de idade semelhante, sexo e duração da gota, não experimentaram tais eventos.

Os pesquisadores avaliaram a associação entre ataques cardíacos ou derrames e crises recentes de gota, fazendo ajustes para comorbidades, privação socioeconômica, fatores de estilo de vida e medicamentos prescritos, entre outras coisas.

Os resultados mostraram que as chances e taxas aumentadas persistiram quando as pessoas que tinham doença cardíaca pré-existente ou acidente vascular cerebral antes do diagnóstico de gota foram excluídas e quando foram considerados períodos de exposição mais curtos antes do ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Pacientes com gota que morreram de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral tiveram mais de quatro vezes as chances de sofrer um surto de gota nos 0 a 60 dias anteriores e mais do dobro das chances de surto de gota nos 61 a 120 dias anteriores.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.11390.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários