Notícias de saúde

Preocupação com dinheiro aumenta risco de morte

16 de março de 2022 (Bibliomed). Adultos que sofrem de estresse relacionado às suas finanças pessoais têm até duas vezes mais chances de morrer após um ataque cardíaco do que aqueles que se preocupam menos com dinheiro, mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os autores analisaram dados de mais de 2.850 adultos com 75 anos ou mais que receberam alta do hospital vivos após um ataque cardíaco. Dos 1.864 que relataram não ter problemas financeiros, 134 morreram dentro de seis meses após a alta hospitalar após um ataque cardíaco. Entre 796 que indicaram ter problemas financeiros moderados, 74 morreram dentro de seis meses após a alta hospitalar. Dos 191 que relataram graves problemas financeiros, 32 morreram dentro de seis meses após receberem alta do hospital após um ataque cardíaco.

Os autores explicam que o estresse causado por questões financeiras é um potente preditor de maus resultados de saúde para idosos com infarto agudo do miocárdio, mesmo depois de contabilizar o quanto os idosos estavam doentes antes e durante a hospitalização. Eles ressaltam que estudos recentes descobriram que mais de 10% das pessoas com doenças cardíacas em todo o país não podem pagar os medicamentos necessários e, sem esse tratamento, correm maior risco de ataque cardíaco e derrame. Dessa forma, os resultados do estudo atual apontam a necessidade de que os médicos se atentem à questão do estresse relacionado a questões financeiras e identifiquem um subconjunto distinto de idosos vulneráveis ??para os quais são necessárias vias de intervenção direcionadas.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.8569.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários