Notícias de saúde

Fibras podem ser benéficas para os sobreviventes de um infarto

06 de maio de 2014 (Bibliomed). Muitos estudos indicam que pessoas que ingerem muitas fibras em sua dieta tendem a ter um menor risco de desenvolver doenças cardíacas. Agora, novas descobertas sugerem que as fibras - especialmente de grãos integrais - tem benefícios após um ataque cardíaco.

O novo estudo indica que, entre os sobreviventes de ataques cardíacos (infartos), aqueles que ingeriram mais fibras tiveram uma chance 25% menor de morrer nove anos mais tarde (morte por qualquer causa), em comparação às pessoas que consumiram menos fibras.

Uma equipe de investigadores da Harvard School of Public Health analisou dados de dois grandes estudos americanos, envolvendo mais de 4.000 homens e mulheres que tinham sobrevivido a um primeiro ataque cardíaco e tinham fornecido informações sobre a sua dieta habitual, através de questionários. Eles foram seguidos por uma média de quase nove anos depois de seus ataques cardíacos, tempo durante o qual 682 das mulheres e 451 de homens morreram.

As chances de sobrevivência pareciam estar relacionadas com a ingestão de fibras. Um em cada cinco indivíduos que comeram mais fibras apresentaram uma chance 25% menor de morrer por qualquer causa durante os nove anos após o ataque cardíaco, em comparação com o grupo que ingeriu menos fibras.

Os pesquisadores descobriram que um aumento de 10g ingeridas de fibra por dia, em média, foi associado a um risco 15% menor de morrer durante o período de estudo.

Fonte: British Medical Journal

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários