Notícias de saúde

Fumaça de incêndio florestal é uma ameaça para pessoas com asma

22 de setembro de 2020 (Bibliomed). Pessoas com asma e outras doenças respiratórias precisam estar cientes da ameaça que a fumaça de fogo representa para sua respiração e tomar medidas para se protegerem. Incêndios florestais estão ocorrendo em várias partes do mundo e a fumaça está se espalhando. É o caso do oeste dos Estados Unidos e do Pantanal no Brasil.

O presidente do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, Dr. J. Allen Meadows, explica que é importante que todos, especialmente crianças e pessoas com asma e outras doenças respiratórias, fiquem em casa para evitar o contato com a fumaça de incêndios, que é um irritante perigoso para os olhos e o sistema respiratório e pode piorar as doenças cardíacas e pulmonares.

Dr. Meadows ressalta que as crianças são especialmente vulneráveis ??porque seus pulmões são menos desenvolvidos e estão mais perto do solo, e, portanto, mais prováveis para inalar mais fumaça. Ele explica que, ao sentir cheio de fumaça ao ar livre, a pessoa deve tentar ficar dentro de casa e controlar as doenças, usando adequadamente os medicamentos e, em caso de dificuldade para respirar, deve-se buscar ajuda médica.

Agora, caso seja necessário sair de casa, Dr. Meadows recomenda o uso de uma máscara N95, que, quando usada corretamente, oferecerá alguma proteção contra a fumaça. Máscaras de papel ou pano contra poeira não protegem seus pulmões da fumaça, afirma o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Pessoas próximas a áreas de incêndio que podem ter que sair rapidamente devem manter um estoque de medicamentos para asma à mão. Se precisar ir a um abrigo, a pessoa deve informar às autoridades sobre qualquer pessoa de sua família que tenha asma. E, mesmo após a queda nos níveis de fumaça, a pessoa deve ficar alerta para quaisquer sintomas de asma e procurar ajuda médica caso tenha dificuldade de respirar, falta de ar, tosse que não para ou outros sintomas persistentes.

Fonte: United Press International. September 17, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários