Notícias de saúde

COVID-19 pode causar problemas cardíacos de longo prazo em crianças

18 de setembro de 2020 (Bibliomed). Os jovens que desenvolvem síndrome inflamatória multissistêmica após serem infectados com o novo coronavírus podem apresentar sintomas relacionados ao coração semelhantes aos observados em duas condições raras, mas graves, chamadas doença de Kawasaki e síndrome do choque tóxico. Com isso, pode ser que essas crianças precisem de cuidados e tratamento por toda a vida.

De acordo com os pesquisadores, alguns desses jovens podem apresentar capacidade reduzida do coração de bombear sangue oxigenado para os tecidos do corpo ou o desenvolvimento de um aneurisma cardíaco.
Os pesquisadores revisaram 662 casos de síndrome inflamatória multissistêmica relatados em todo o mundo entre 1º de janeiro e 25 de julho de 2020. Quase metade dos pacientes que a tinham também apresentavam uma condição médica subjacente. Destes, metade era obesa ou com sobrepeso.

Setenta e um por cento das crianças que desenvolveram a doença após serem infectadas com COVID-19 foram internadas em unidades de terapia intensiva e 60% apresentaram sintomas de choque. Mais da metade (54%) apresentou resultados anormais em ecocardiogramas, sugerindo danos. Aproximadamente um em cada cinco necessitou de ventilação mecânica para manter a respiração e 11 morreram no hospital.

Os danos detectados nos ecocardiogramas incluíram dilatação dos vasos sanguíneos coronários, um fenômeno também visto na doença de Kawasaki, e fração de ejeção deprimida, o que indica uma capacidade reduzida do coração de bombear sangue oxigenado para o resto do corpo. Além disso, quase 10% das crianças tinham um aneurisma de um vaso coronário, ou um inchaço do vaso sanguíneo que pode ser medido em um ultrassom do coração, o que as coloca em alto risco de futuros problemas de saúde cardíaca.

A maioria das 662 crianças sofreu envolvimento cardíaco, conforme indicado pelos níveis elevados de uma proteína que regula a contração muscular chamada troponina (até 50 vezes maior do que o normal) que é usada com grande precisão em adultos para diagnosticar ataques cardíacos.

Do lado positivo, as crianças que desenvolvem a síndrome inflamatória multissistêmica parecem responder bem aos tratamentos típicos da doença de Kawasaki, incluindo imunoglobulina e glicocorticosteroides.

Para os pesquisadores, esses dados permitem concluir que as crianças nessa condição têm inflamação significativa e potencial lesão no coração, o que indica a necessidade de serem acompanhadas de perto para entender quais as implicações que podem ter a longo prazo.

Fonte: EClinicalMedicine. DOI: 10.1016/j.eclinm.2020.100527.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários