Notícias de saúde

Quais os sintomas da Covid Longa em adolescentes?

19 de junho de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura para resumir longas evidências de Covid e avaliar a prevalência e a apresentação clínica em crianças e adolescentes. Foram incluídos artigos que relatavam longa prevalência e sintomas de Covid com base em dados originais na população pediátrica.

Vinte e dois artigos foram incluídos: 19 estudos observacionais e 3 séries de casos. Nove estudos forneceram um grupo controle. Observou-se uma alta variabilidade em termos de prevalência. Os sintomas relatados com mais frequência foram fadiga, cefaleia (dor de cabeça), dores nas articulações, aperto ou dor no peito e falta de ar. Cinco estudos relataram limitações na função diária devido à Covid longa. Alterações na imagem cerebral foram descritas em um estudo, anormalidades eletrocardiográficas transitórias foram descritas em uma minoria de crianças, enquanto a maioria dos autores não evidenciou sequelas pulmonares a longo prazo. Idade avançada, sexo feminino e condições patológicas prévias de longa duração foram mais frequentemente associadas a sintomas persistentes.

Assim, a evidência de Covid longa em crianças é limitada, heterogênea e baseada em estudos de baixa qualidade. As consequências são difíceis de distinguir dos sintomas de Covid longa. São necessários estudos de alta qualidade: a definição da OMS de Covid longa deve ser usada, estudos clínicos controlados devem ser incentivados e o impacto de novas variantes na prevalência de Covid longo deve ser investigado para garantir uma análise objetiva das características longas de Covid em crianças e uma adequada alocação de recursos do sistema de saúde.

Fonte: European Journal of Pediatrics. DOI: 10.1007/s00431-022-04600-x.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários