Notícias de saúde

Covid-19 pode aumentar risco de morte por até um ano e meio após infecção

29 de junho de 2023 (Bibliomed). A Covid-19 está associado a riscos mais elevados de doença cardiovascular e morte a curto e longo prazo, de acordo com um estudo em quase 160.000 participantes publicado na revista Cardiovascular Research, uma publicação da European Society of Cardiology (ESC). Em comparação com indivíduos não infectados, a probabilidade de pacientes com Covid-19 morrerem foi até 81 vezes maior nas primeiras três semanas de infecção e permaneceu cinco vezes maior até 18 meses depois.

Este estudo comparou a ocorrência de condições cardiovasculares e morte em indivíduos infectados versus não infectados recrutados antes de dezembro de 2020, quando não havia vacinas disponíveis no Reino Unido. Mais de 7.500 pacientes com infecção por Covid-19 diagnosticados de 16 de março de 2020 a 30 de novembro de 2020 foram identificados no UK Biobank. Os dados foram obtidos de registros médicos e de óbitos para desfechos como doenças cardiovasculares graves; numerosas condições cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, fibrilação atrial e infarto do miocárdio; morte por doença cardiovascular; e morte por todas as causas. As associações foram avaliadas para a fase aguda (até 21 dias após o diagnóstico de Covid-19) e a fase pós-aguda (começando 22 dias após o diagnóstico e continuando até 18 meses). Os participantes com história de um determinado resultado foram excluídos dessa análise.

Cada paciente foi pareado com até 10 indivíduos sem Covid-19 durante o período do estudo (16 de março de 2020 até o final do acompanhamento em 31 de agosto de 2021) e uma coorte histórica antes da pandemia (16 de março de 2018 a 30 de novembro, 2018).

Cada grupo não infectado tinha mais de 70.000 participantes semelhantes ao grupo Covid-19 em idade, sexo, tabagismo, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e outras condições de saúde, índice de massa corporal, etnia e privação. Em todos os três grupos, a idade média foi de 66 anos e havia números quase iguais de mulheres e homens.

Verificou-se que pacientes com Covid-19 eram mais propensos a desenvolver inúmeras condições cardiovasculares em comparação com participantes não infectados, o que pode ter contribuído para seus maiores riscos de morte. As descobertas indicam que os pacientes com Covid-19 devem ser monitorados por pelo menos um ano após a recuperação da doença aguda para diagnosticar complicações cardiovasculares da infecção, que fazem parte da Covid longa. Os pacientes com Covid-19 tiveram maior probabilidade de várias condições cardiovasculares em comparação com participantes não infectados, tanto a curto quanto a longo prazo, incluindo infarto do miocárdio, doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca e trombose venosa profunda. Os riscos de algumas condições cardiovasculares – por exemplo, acidente vascular cerebral e fibrilação atrial – foram elevados em pacientes com Covid-19 no curto prazo, mas depois retornaram aos níveis normais.

Em comparação com as duas coortes não infectadas, os pacientes com Covid-19 tiveram aproximadamente quatro vezes mais chances de desenvolver doença cardiovascular importante na fase aguda e 40% mais chances na fase pós-aguda. Em comparação com indivíduos não infectados, o risco de morte em pacientes com Covid-19 foi até 81 vezes maior na fase aguda e cinco vezes maior na fase pós-aguda. Pacientes com Covid-19 grave tinham maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares graves ou morrer do que casos não graves.

Fonte: Cardiovascular Research. DOI: 10.1093/cvr/cvac195.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários