Notícias de saúde

Estados Unidos autorizam vacinação de adolescentes de 12 a 15 anos

12 de maio de 2021 (Bibliomed). A Food and Drug Administration (FDA) autorizou a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 para uso em crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos de idade. Com a aprovação pelo FDA, fica agora a critério do comitê consultivo de vacinas dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dar o aval para imunização dessa faixa etária.

No início de abril, a Pfizer e a BioNTech solicitaram uma alteração da autorização de uso de emergência existente para expandir o uso da vacina para essa faixa etária mais jovem. As empresas relataram no final de março que um ensaio clínico de fase 3 envolvendo 2.260 jovens de 12 a 15 anos mostrou que a vacina tinha uma eficácia de 100 por cento nessa faixa etária. O imunizante foi, também, bem tolerado, e os adolescentes que receberam a vacina produziram fortes respostas de anticorpos, semelhantes ao que foi visto em testes anteriores entre pessoas de 16 a 25 anos.

O estudo pediátrico da Pfizer está atualmente inscrevendo crianças de 6 meses a 11 anos de idade. Moderna tem um estudo com adolescentes em andamento e está recrutando crianças de 6 meses a 11 anos para outro estudo.

Embora crianças e adolescentes tenham menos probabilidade de serem hospitalizados ou morrer de COVID-19, o risco não é zero. De acordo com os pesquisadores, essa faixa etária ainda está em risco de desenvolver sintomas de longo prazo após a infecção por coronavírus, como fadiga, dor de cabeça e problemas cardíacos, que podem durar de semanas a meses.

Crianças e adolescentes também podem desenvolver síndrome inflamatória multissistêmica, mesmo depois de casos assintomáticos de COVID-19. Esta condição inflamatória, também conhecida como MIS-C, pode afetar o coração, os pulmões, os rins, o cérebro, a pele, os olhos e os órgãos gastrointestinais de uma criança.

Além disso, a incapacidade de ir à escola pessoalmente, sair com amigos, praticar esportes em grupo ou fazer outras atividades teve outros efeitos menos diretos na saúde física e mental das crianças.

Fonte: Food and Drug Administration. Press-release. May 10, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários