Notícias de saúde

Duplo comprometimento sensorial aumenta o risco de demência nos idosos

26 de agosto de 2020 (Bibliomed). Sabe-se que a perda auditiva e de visão está independentemente associada à demência, mas o impacto do comprometimento sensorial duplo (DSI) no risco de demência não é bem conhecido.

Pesquisadores da Universidade de Washington em Seattle, e colegas avaliaram o impacto do DSI nas taxas de risco de demência usando dados de 2.051 participantes do Estudo de Avaliação da Memória Gingko. O risco de demência associado ao número de comprometimentos sensoriais (nenhum, um ou dois) foi estimado.

Os pesquisadores descobriram que o DSI foi significativamente associado a um risco maior de demência por todas as causas (taxa de risco de 1,86) e doença de Alzheimer (taxa de risco de 2,12). A deficiência visual isolada foi associada independentemente a um risco aumentado de demência por todas as causas (taxa de risco, 1,32).

O estudo concluiu que os idosos com deficiência auditiva e visual - deficiência sensorial dupla (DSI) - têm um risco significativamente aumentado de demência. Como o ônus da demência em saúde pública aumentará nas próximas três décadas, a avaliação da função visual e auditiva em adultos mais velhos pode ajudar a identificar pacientes com risco elevado de desenvolver demência.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: Diagnosis, Assessment & Disease Monitoring. DOI: 10.1002/dad2.12054.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários