Notícias de saúde

Bons hábitos sociais e mentais na vida adulta diminuem o risco de demência

20 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Estilos de vida enriquecidos com atividades social e mentalmente estimulantes na velhice podem ajudar a construir uma reserva cognitiva, e reduzir o risco de demência. Um estudo publicado no JAMA Network Open buscou investigar a associação de atividades de lazer e redes sociais com risco de demência em idosos.

Este estudo de coorte prospectivo longitudinal usou dados populacionais do ASPREE Longitudinal Study of Older Persons (ALSOP) de 1º de março de 2010 a 30 de novembro de 2020. Indivíduos residentes na comunidade na Austrália com 70 anos ou mais que eram geralmente saudáveis e sem comprometimento cognitivo importante no momento da inscrição foram recrutados para o estudo ALSOP, no período entre 1º de março de 2010 e 31 de dezembro de 2014. Os dados foram analisados de 1º de dezembro de 2022 a 31 de março de 2023.

Neste estudo que incluiu 10.318 indivíduos mais velhos na Austrália, a participação frequente em atividades de alfabetização de adultos (assistir a aulas de educação, usar um computador e escrever cartas ou diários) e em atividades mentais ativas (jogar jogos, cartas ou xadrez e fazer palavras cruzadas ou quebra-cabeças) foi associado à redução do risco de demência em 10 anos. No entanto, passeios e interações sociais não foram associados ao risco de demência.

Esses achados sugerem que certos tipos de atividades de lazer cognitivamente estimulantes, incluindo alfabetização de adultos e atividades mentais ativas, podem ajudar a prevenir a demência na velhice.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.23690.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários