Notícias de saúde

Esteroides podem ajudar no tratamento da Doença de Crohn

22 de junho de 2020 (Bibliomed). Os tratamentos poupadores de esteroides podem impedir que jovens com Doença de Crohn desenvolvam fístulas perianais, uma abertura anormal através da parede do intestino perto do reto. Crianças e jovens adultos tratados com terapias poupadoras de esteroides tiveram quase 60% menos chances de desenvolver fístulas perianais do que aqueles que não eram, relataram pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Uma em cada três pessoas com Doença de Crohn desenvolve uma fístula perianal, que pode ser dolorosa, difícil de tratar e pode se tornar debilitante. Essas fístulas, que são muito mais comuns em crianças, são causadas por inflamação grave no trato digestivo. A inflamação cria uma abertura anormal através da parede do intestino na área do reto e se conecta a outros tecidos vizinhos no corpo ou na pele. As fístulas fornecem um caminho para as fezes invadirem os tecidos e causarem complicações graves, com a área mais comum para o desenvolvimento de fístulas na área do reto ou do ânus.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados nacionais de 2.214 pessoas seguradas em particular entre 5 e 24 anos de idade que tinham a Doença de Crohn. Cinquenta e seis por cento dos participantes do estudo começaram a terapia poupadora de esteroides - incluindo os medicamentos azatioprina, metotrexato ou infliximabe - antes de desenvolver fístulas perianais.

No geral, 20% dos participantes do estudo desenvolveram fístulas perianais dentro de dois anos após o diagnóstico de Doença de Crohn, mas aqueles em terapias poupadoras de esteroides tiveram menos complicações, incluindo fístulas perianais. Além disso, as terapias poupadoras de esteroides parecem reduzir a gravidade das fístulas naqueles que as desenvolveram. Aqueles que desenvolveram fístulas após tratamento poupador de esteroides também tiveram 55% menos chances de serem submetidos a cirurgia para criar uma ostomia.

Aproximadamente um em cada três pacientes desenvolve uma fístula, e cerca de 70% desses pacientes acabam sendo submetidos à cirurgia. Até 20% podem exigir ostomia com desvio permanente, como uma bolsa de colostomia, dizem os pesquisadores.  Drogas imunossupressoras poupadoras de esteroides têm sido usadas no tratamento de Crohn há décadas e podem ser eficazes na cura de fístulas.

Embora as diretrizes das sociedades médicas recomendem terapia poupadora de esteroides, os dados mostram que quase metade dos pacientes não os utiliza, o que os pesquisadores dizem que pode ser devido ao custo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.7378.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários