Notícias de saúde

COVID-19 pode causar problemas cardíacos em crianças

21 de maio de 2020 (Bibliomed). Relatos de crianças que sofrem de uma condição inflamatória grave ligada ao coronavírus têm assustado os pais em todos os lugares, mas novas pesquisas sugerem que o tratamento com anticorpos COVID-19 pode ajudar nos piores casos.

A condição inflamatória, agora conhecida como Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças, ou MIS-C, imita alguns dos sintomas observados na síndrome de choque tóxico e em uma condição cardíaca grave chamada doença de Kawasaki. Esses sintomas incluem febre, letargia, dor abdominal intensa, diarreia ou vômito, linfonodos inchados e erupções cutâneas.

Relatos de casos na cidade de Nova York surgiram há duas semanas e a contagem mais recente mostra que 147 crianças contraíram a doença. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA também confirmaram a ligação. Um pequeno número de casos foi relatado em outros estados, incluindo Nova Jersey, Califórnia, Louisiana e Mississippi. Pelo menos 50 casos foram relatados em países europeus.

Em um novo estudo, pesquisadores da França e da Suíça incluíram 35 crianças com febre, choque cardiogênico (quando o coração de repente não consegue bombear sangue suficiente) ou disfunção aguda do ventrículo esquerdo (quando a câmara inferior esquerda do coração não consegue bombear o suficiente sangue) com inflamação que foram admitidos em unidades de terapia intensiva pediátrica de 22 de março a 30 de abril.

Vinte e cinco das crianças receberam anticorpos contra o coronavírus do sangue doado, conhecido como tratamento com imunoglobulina, e 12 foram tratadas com esteroides intravenosos. Três crianças foram tratadas com um antagonista do receptor da interleucina 1 devido à inflamação grave persistente e 23 pacientes foram tratados com heparina. Nenhuma das crianças morreu e o tratamento com anticorpos e esteroides restaurou a função cardíaca na maioria das crianças.

A maioria dos pacientes se recuperou poucos dias após a imunoglobulina intravenosa, com terapia adjuvante de esteroides usada em um terço delas. O tratamento com imunoglobulina parece estar associado à recuperação da função sistólica do ventrículo esquerdo.

De acordo com os pesquisadores, crianças com a síndrome podem inicialmente apresentar sintomas graves, com algumas necessitando de assistência mecânica com respiração e circulação sanguínea , mas o tratamento com imunoglobulina e esteroides parece ajudar na recuperação rápida. Eles ressaltam, contudo, que são necessárias mais pesquisas para entender todos os aspectos dessa condição e se os pacientes podem estar em risco de complicações a longo prazo.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.048360.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários