Notícias de saúde

Uso de antibióticos no início da vida pode aumentar risco de doenças intestinais

08 de novembro de 2010 (Bibliomed). Os bebês tratados com antibióticos parecem ter maior risco de desenvolver doença inflamatória intestinal no final da infância, segundo estudo publicado na edição de outubro do American Journal of Gastroenterology. Avaliando 36 crianças com colite ulcerativa ou doença de Crohn - as duas principais doenças inflamatórias intestinais -, pesquisadores canadenses descobriram que a maioria delas havia sido tratada com antibiótico no primeiro ano de vida.

As análises indicaram que, entre as crianças com doenças intestinais, 58% haviam usado antibióticos quando eram bebês, principalmente para o tratamento de infecções de ouvido, enquanto essa taxa era de apenas 39% entre as crianças livres da colite ulcerativa e da doença de Crohn. Assim, o uso desses medicamentos triplicaria os riscos de doenças do intestino na infância.

Entretanto, de acordo com os autores, o estudo não comprova que o uso de antibióticos causa doenças inflamatórias intestinais em algumas crianças - embora os resultados apoiem a ideia de que o equilíbrio das bactérias “boas” e “ruins” nos intestinos possa contribuir para esses problemas. Além disso, mesmo que a pesquisa comprovasse a relação entre uso de antibióticos e doenças inflamatórias intestinais, os riscos absolutos permaneceriam pequenos, visto que a taxa de novos diagnósticos é de 10 por 100 mil por ano.

Os pesquisadores destacam, ainda, que, além de fatores ambientais associados a essas doenças, como alimentação, infecções ou exposição ao tabagismo, há fatores genéticos que influenciam a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Por essas razões, mais estudos são necessários para desvendar o papel do uso de medicamentos no início da vida e o risco de doenças inflamatórias intestinais. Enquanto isso, os especialistas recomendam “evitar o uso indiscriminado de antibióticos” e debater riscos e benefícios com médicos.

Fonte: American Journal of Gastroenterology. 12 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários