Notícias de saúde

Pacientes com esclerose múltipla tendem a usar maconha

20 de maio de 2020 (Bibliomed). Evidências crescentes apoiam que os canabinóides aliviam a espasticidade relacionada à Esclerose Múltipla (EM), mas pouco se sabe sobre o uso da maconha (cannabis) entre pessoas com EM e espasticidade.

Pesquisadores da Oregon Health and Science University, nos Estados Unidos, caracterizaram o uso de maconha entre pacientes (idade igual ou superior a 18 anos) com esclerose múltipla e espasticidade autorrelatada nos membros inferiores.

Os resultados mostraram que 54% dos pacientes relataram já terem usado maconha e 36% relataram uso atual. Daqueles que usavam cannabis, 79% relataram várias vias de administração e 58% relataram uso pelo menos diário. Mais de três quartos dos pacientes (79%) relataram ter achado a cannabis útil para espasticidade. Pouco mais de um quarto (26%) usava cannabis e medicamentos antiespasticidade orais.

Assim, de acordo com esta carta-pesquisa publicada na revista Multiple Sclerosis and Related Disorders, o uso de cannabis é comum entre pacientes com esclerose múltipla com espasticidade.

Fonte: Multiple Sclerosis and Related Disorders. DOI: 10.1016/j.msard.2020.102009.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários