Notícias de saúde

Sintomas de esclerose múltipla podem aparecer anos antes do diagnóstico

11 de março de 2024 (Bibliomed). Para o estudo, os pesquisadores compararam mais de 20 mil pessoas recentemente diagnosticadas com esclerose múltipla com quase 55 mil pessoas que não tinham a doença. Cada paciente com esclerose múltipla foi pareado com três pessoas saudáveis da mesma idade e sexo. Eles também compararam os pacientes com esclerose múltipla com quase 30.500 pessoas com doença de Crohn e mais de 7.300 pacientes com lúpus.

Os pesquisadores revisaram especificamente os registros médicos, procurando 113 doenças e sintomas diferentes que os pacientes poderiam ter tido nos cinco anos anteriores e posteriores ao diagnóstico.

Pessoas com esclerose múltipla tinham 22% mais probabilidade de ter depressão, 50% mais probabilidade de ter prisão de ventre, 38% mais probabilidade de ter infecções do trato urinário, 47% mais probabilidade de ter problemas sexuais e 21% mais probabilidade de ter infecções na bexiga.

Cerca de 14% dos pacientes com esclerose múltipla receberam prescrição de antidepressivos cinco anos antes do diagnóstico, em comparação com 10% daqueles sem a doença.

Cinco anos após o diagnóstico, 37% dos pacientes com esclerose múltipla receberam prescrição de antidepressivos, em comparação com 19% daqueles sem a doença.

Os pesquisadores ressaltam que nem todas as pessoas que apresentam esses sintomas desenvolverão esclerose múltipla, mas os resultados servem como um sinal para compreender os mecanismos biológicos que ocorrem no corpo antes que os sintomas reais da doença se desenvolvam.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207981.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários