Notícias de saúde

Maconha alivia dor da esclerose múltipla

20 de julho de 2004 (Bibliomed). Um extrato de maconha pode reduzir a dor da esclerose múltipla: isso é o que revela um novo estudo do Centro de Pesquisa Dinamarquês de Dor, publicado antecipadamente neste último final de semana no web site da revista médica British Medical Journal.

Este novo achado evidencia o crescente potencial de redução da dor da maconha. Segundo o artigo, uma pesquisa animal mostrou que os canabióides podem diminuir a sensação de dor causada por inflamação, danos aos nervos, e câncer. Além disso, o estudo apontou que os canabióides ajudam no controle da espasticidade e rigidez muscular em pacientes portadores de esclerose múltipla.

Existem diferentes tipos de dor que uma pessoa portadora de esclerose múltipla pode apresentar. A lista inclui a dor causada por lesões cerebrais, causando um quadro chamado de dor central.

Na pesquisa realizada, 24 pacientes com esclerose múltipla com dor central usaram cápsulas contendo dronabinol, um extrato de maconha, ou uma cápsula de placebo durante três semanas.

Os pacientes que utilizaram o extrato de maconha tiveram dor de significativamente menor intensidade e maior alívio de dor, quando comparados com pacientes que usaram o placebo.

Fonte: British Medical Journal Online First, July 17, 2004.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários