Notícias de saúde

Portal do paciente e comportamento preventivo de saúde

13 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Os portais de pacientes na Internet são frequentemente usados nos modernos sistemas de saúde como ferramenta de comunicação e engajamento. É necessário um maior foco no valor potencial desses canais de comunicação para melhorar os resultados de saúde.

Um recente artigo teve como objetivo quantificar o impacto do uso de portal de saúde no comportamento preventivo da saúde dos pacientes e nos resultados crônicos mais tardios. myPennMedicine é uma versão com a marca da Penn Medicine do registro médico eletrônico MyChart da Epic, voltado para o paciente. É um portal de pacientes que fornece aos usuários informações em tempo real sobre registros médicos e resultados de exames, prescrições e consultas e outras informações importantes sobre saúde. Os pacientes podem usar o site para agendar consultas e exames laboratoriais, comunicar-se com as equipes de atendimento, solicitar renovações e referências de receita médica, pagar contas e compartilhar registros com outros profissionais de saúde.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia quantificaram o impacto do uso do portal nos comportamentos preventivos de saúde e nos resultados crônicos da saúde em um estudo retrospectivo de coorte observacional de 10.000 pacientes com 50 anos ou mais.

Os pesquisadores descobriram que entre os usuários do portal (compreendendo cerca de 59,32% da coorte) e os não usuários, houve diferenças substanciais nas características no nível do paciente. Em média, em comparação com os não usuários, os usuários eram mais propensos a serem mais jovens (63,46 versus 66,08 anos) e brancos (72,77% versus 52,58%), têm seguro comercial (60,99% versus 40,12%) e têm renda anual mais alta (US$74.172 versus US$62.940 por ano). O uso do portal do paciente teve um impacto positivo e clinicamente significativo nos comportamentos preventivos de saúde dos pacientes, mas não nos resultados crônicos da saúde após o ajuste desses possíveis fatores de confusão.

Portanto, o uso do portal do paciente tem um impacto positivo nos comportamentos preventivos de saúde, mas não nos resultados crônicos da saúde. O estudo foi publicado no Journal of Medical Internet Research.

Fonte: J Med Internet Res 2019;21(10):e13146. DOI: 10.2196/13146.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários